quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Vampiros Teen

Crepúsculo é o primeiro volume da série de quatro livros escrita pela americana Stephanie Meyer. Lançado em 2005 nos EUA, o livro é um sucesso absoluto de vendas e já chegou a marca de 5 Milhões de exemplares em todo mundo, além de ocupar por vários meses o topo da lista dos mais vendidos de jornais importantes como o The New York Times e o Wall Street Journal, e ainda foi nomeado o livro da década pela Amazon.com.

O livro narra a história de Bella Swan, que se muda de Phoenix para a melancólica Forks, para viver com o pai divorciado. E passa por toda adaptação quando alguém se muda para um lugar novo, nova escola, novos colegas, tudo isso contado em primeira pessoa, em tom de confidência ao leitor, como se fosse um diário.

Na escola ela conhece o misterioso Edward, e fica fascinada pela beleza do rapaz, mas ele sempre sombrio não dá a mínima. Mas um incidente acaba os aproximando e Bella passa a investigar o rapaz, o que ela não esperava é que se apaixonaria por um vampiro.

Crepúsculo não é um livro ruim, é um romance bem escrito, movimentado e envolvente, mas quem está acostumado com vampiros sensuais e sedentos por sangue dos livros de Anne Rice, pode se decepcionar, pois as criaturas idealizadas por Meyer andam normalmente a luz do dia, só bebem sangue de animais e são um tanto castos demais. Afinal de contas trata-se de um romance adolescente, para adolescentes.

O romance foi adaptado paro o cinema recentemente pela diretora Catherine Hardwicke (Aos Treze) e apenas no primeiro fim de semana faturou mais de 70 Milhões de Dólares. O dobro do seu modesto orçamento, sendo que arrecadou 35 Milhões somente no primeiro dia de exibição.
A produção estréia no Brasil dia 18 de Dezembro e também não deve fazer feio por aqui. A gorda bilheteria fez com que a continuação Lua Nova (já lançada por aqui) tivesse sinal verde e o roteiro já está sendo escrito.

3 comentários:

Guerreiro Antonio disse...

Excelente crítica!
Nota: 1,0

Franselma Poty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Franselma Poty disse...

Amigo Vicente,
confesso q o filme naum me arancou grandes suspiros...esperava ver vampiros sensuais e sedentos por sangue...o título em si me xamou bastante atenção...mas o conteúdo tah mais pra um romance adolescente.